Aphelios, a Arma dos Devotos (Português)

by GustavoFeo

Search GM Binder Visit User Profile

Biografia

Emergindo da sombra do luar com suas armas em mãos, Aphelios abate os inimigos de sua fé em absoluto silêncio, comunicando-se apenas pela destreza de sua mira e o disparo de cada arma.

Embora viva sob o efeito de um veneno que o emudeceu, ele é guiado por sua irmã Alune, que habita um santuário distante de onde invoca um arsenal de armas de pedra da lua para ajudá-lo.

Tática

Aphelios possui armas poderosas individualmente, mas que se completam em versatilidade quando alternadas em sinergia.

O assassino é silencioso e calculista, como um atirador de dano consistente e à longa distância, ele vai buscar pontos estratégicos de difícil acesso para aplicar seus golpes.

Geralmente, ele não imprudente ao ponto de arriscar seu posicionamento focando em um único alvo, distribuindo seus diversos efeitos e tipos de dano em mais de um alvo.

A principal dificuldade de Aphelios é se livrar de inimigos em curta distância, principalmente pela sua falta de mobilidade e sua fragilidade nos Pontos de Vida.

Aphelios também conhece bem as capacidades da irmã que o acompanha, por isso, na maioria das vezes ele vai confiar em estratégias que dependam das ações de Alune.


Aphelios, o Assassino

Humanóide médio, leal e mau


  • Classe de Armadura 16 (Couro batido)
  • Pontos de Vida 78 (12d8 + 24)
  • Velocidade 9 metros. (6qrds)
FOR DES CON INT SAB CAR
10(0) 18(+4) 14(+2) 14(+2) 12(+1) 10(0)

  • Salva-guardas Des +8, Con +6, Int +6
  • Perícias Religião +6, percepção +5, furtividade +8
  • Resistências Radiante e necrótico
  • Sentidos Percep. Passiva 15
  • Idiomas Entende comum, mas não pode falar
  • Desafio 10 (5,900 XP)

Habilidades

Armas do Além. Aphelios começa o combate com uma arma equipada à escolha. Após realizar um ataque, Aphelios pode gastar sua ação bônus para trocar para uma das suas outras armas.

Ações

Multiataque. Aphelios pode fazer dois ataques com suas Armas do Além por turno.

Calibrum. Ataque de Arma à Distância: +8 para acertar, 24/72 metros, um alvo. Causa 2d10+4 (14) dano perfuração. O próximo ataque de Aphelios com arma neste turno recebe alcance dobrado.

Severum. Ataque de Arma à Distância: +8 para acertar, 9/27 metros, um alvo. Causa 2d8+4 (12) dano radiante. Este e o próximo ataque de Aphelios com arma neste turno restauram Pontos de Vida dele e de Alune igual a metade do dano causado.

Gravitum. Ataque de Arma à Distância: +8 para acertar, 6/18 metros, um alvo. Causa 2d6+4 (10) dano necrótico. Neste e no próximo ataque de Aphelios com arma neste turno, o alvo precisa fazer uma salva-guarda de Sabedoria (CD 15) ou ficará atordoado até o próximo turno.

Infernum. Ataque de Arma à Distância: +8 para acertar, 9/27 metros, um alvo. Causa 2d12+4 (16) dano de fogo. Este e o próximo ataque de Aphelios com arma neste turno causam dano e aplicam efeitos a todas as criaturas em até 3 metros do alvo principal.

Crescedum. Ataque de Arma à Distância: +8 para acertar, 6/18 metros, um alvo. Causa 2d4+4 (8) dano cortante. O próximo ataque de Aphelios com arma neste turno causa 8 de dano cortante adicional.


Alune, a Profetista

Morto-vivo médio, leal e mau


  • Classe de Armadura 12
  • Pontos de Vida 45 (10d8)
  • Velocidade Vôo 9 metros (6qrds). Pode flutuar
FOR DES CON INT SAB CAR
8(-1) 14(+2) 10(0) 16(+3) 14(+2) 12(+1)

  • Salva-guardas Des +4, Sab +4
  • Perícias Religião +5, arcanismo +5, medicina +5
  • Resistências Radiante e necrótico
  • Sentidos Percep. Passiva 12
  • Idiomas Comum e celestial
  • Desafio 4 (1,100 XP)

Habilidades

Corpo Etéreo. Apesar de ter um turno próprio, Alune está ligada ao corpo de Aphelios, por isso não pode se distanciar dele.

Metade de todo o dano que não for cortante, perfuração ou de concussão causado a Aphelios é convertido para Alune. Caso os Pontos de Vida dela sejam reduzidos a 0, eles perdem o contato até o próximo descanso longo.

Aphelios pode utilizar as ações e modificadores de Alune como se fosse dele.

Ações

Dádiva da Lua. Alune restaura 2d10+2 (12) Pontos de Vida dela e de Aphelios.

Fase. Aphelios pode alterar para qualquer outra arma à escolha.

Toque Frio. Ataque Corpo a Corpo: +4 para acertar, 1,5 metros, um alvo. Causa 2d4+2 (6) dano de frio e 2d4+2 (6) de dano radiante. O alvo perde a reação, se tinha.

Destruição Divina. O próximo ataque com arma de Aphelios causa 2d8+2 (10) de dano radiante adicional. Duas vezes por combate.

Vigília da Lua Cheia. Dispara uma onda em uma linha reta de 27 metros, acertando a primeira criatura inimiga no caminho.

O alvo deve fazer uma salva-guarda de Constituição (CD 14) e recebe 2d10+4 (14) de dano perfuração, 2d8+4 (12) de dano radiante, 2d6+4 (10) de dano necrótico, 2d12+4 (16) de dano de fogo e 2d4+4 (8) de dano cortante ou metade disso se teve sucesso na salva-guarda.

Alune só pode utilizar essa ação uma vez por combate e caso Aphelios já tenha feito pelo menos um ataque com cada arma.

Presença de Alune

A profetista permanece no plano espiritual, um lugar de difícil acesso. Por isso, dificilmente Alune poderá ser enfrentada de forma individual sem a presença do irmão.

Caso isso aconteca, é necessário alterar algumas coisas na sua ficha, como por exemplo ela se tornar um humanóide, perder a habilidade Corpo Etéreo e qualquer interação com Aphelios, além de outras adaptações possíveis.

Por ser algo raro, considere apenas utilizá-la como um "espírito protetor" de Aphelios, que o da suporte dificultando a luta. Em geral, ela junto de Aphelios seria um desafio para personagens de 12º Nível.

Tática

A irmã abeçoa e cuida do irmão, sendo um suporte direto para as ações do assassino.

Dificilmente ela focará em uma criatura ou uma ação específica, geralmente as ações de Alune serão baseadas na necessidade de Aphelios naquele momento.

Por exemplo, ela pode utilizar Toque Frio para tirar a reação de uma criatura, possibilitando Aphelios ganhar distância sem sofrer um ataque de oportunidade.

Alune absorve dano que seria causado a Aphelios e ainda possui a habilidade de curá-lo, geralmente esperando o momento oportuno de utilizar a Vigília da Lua Cheia para tirar um alvo estratégico e problemático para o irmão.

.

O templo Velado

No Reino Espiritual, que Alune entra em comunhão com seu irmão Aphelios. É ela quem conforta o assassino silencioso com suas palavras e quem levanta o véu para entregar-lhe as armas da retaliação.

O templo é uma forma de dificultar a luta contra os personagens dos jogadores dando mais recursos para os Gêmeos Lunnari, por isso, tome cuidado colocando outras formas de desvantagem (como escuridão, distância, terreno difícil, etc.) contra personagens de até 14º Nível.

Ações de Covil

Tanto no turno de Aphelios quanto de Alune, o Templo escolhe e utiliza uma das ações abaixo:

  • Asas do Vôo. Aphelios e Alune recebem 3 metros de deslocamento adicional e não recebem ataques de oportunidade ao sair da área de ameaça de outras criaturas pela próxima rodada.
  • Anoitecer das Sombras Celestes. Cria uma área de 3 metros cúbicos de escuridão total e mais 3 metros cúbidos de breu que dura pela próxima rodada.
  • Bote das Presas. Força uma criatura dentro do Templo a resistir com Sabedoria (CD 14), se falhar ela recebe 2d8+4 (12) de dano radiante e restaura Pontos de Vida de Aphelios e Alune na mesma quantia.
  • Coice da Encruzilhada. Força uma criatura dentro do Templo a resistir com Constituição (CD 14), se falhar ela fica atordoada até o próximo turno.
  • Sopro da Luz Sinuosa. Causa 2d12+4 (16) de dano de fogo a todas as criaturas em uma área de 3 metros cúbicos, exceto Alune e Aphelios.
Créditos de Arte

Créditos pelas artes utilizadas em ordem nesse documento:


Aphelios - Legends of Runeterra

Por SixMoreVodka


Alune - Você é a Arma

Por Riot Games


Templo Velado - Legends of Runeterra

Por Kudos Productions

Criação

Gustavo Bruch Féo.

Jogador de RPG e jornalista em horas vagas =)

Contato: gustavobruch.feo@gmail.com

 

This document was lovingly created using GM Binder.


If you would like to support the GM Binder developers, consider joining our Patreon community.